Biólogos procuram baleia'perdida' no Estuário de Santos

.


Pesquisadores percorreram nesta segunda-feira (13) vários trechos do Canal do Estuário de Santos, no litoral de São Paulo, em busca de uma baleia que foi vista na região pelo menos duas vezes nos últimos cinco dias. Na tarde do último domingo (12), pescadores conseguiram gravar um vídeo de uma tímida aparição do animal na área portuária da cidade.
Biólogos usaram binóculos para tentar encontrar animal (Foto: Orion Pires/G1)Biólogos usaram binóculos para tentar encontrar
animal (Foto: Orion Pires/G1)
Segundo os especialistas, a cena é considerada rara, já que um dos últimos registros de baleia no interior do Canal foi há cerca de 19 anos. A preocupação dos biólogos é com uma possível colisão entre o animal e embarcações que navegam no local.
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Marinha e a Polícia Ambiental também monitoram a área com o objetivo de reconduzir o animal até o mar.
"A grande maioria dos animais marinhos estão ameaçados e o perigo de uma baleia no Estuário seria a colisão com uma embarcação, podendo levar à morte do animal ou acidente com pessoas que estiverem em barcos", explicou o biólogo Thiago Nascimento, do Instituto Gremar, responsável pelo acompanhamento e reabilitação de animais marinhos e monitoramento costa da Baixada Santista.
Estuário de Santos
  • Baleia de espécie ainda não identificada foi flagrada por pescadores dentro do Estuário de Santos, na área do Porto. Pesquisadores fazem buscas na região.
As imagens registradas, no entanto, ainda não foram suficientes para ajudar a equipe a determinar o tamanho e a espécie do animal. Apesar disso, o grupo acredita que se trate de uma baleia franca, já que a espécie costuma nadar próximo à costa nesta época do ano.
“Dificilmente podemos afirmar com propriedade, mas pelas imagens pode ser jubarte ou baleia franca, isso pela cauda do animal. Uma das hipóteses é que se foi um filhote, por conta da migração pode ter se perdido, ficado desorientado”, acredita o educador ambiental do projeto Laje Viva, Nauther Andres.
Baleia foi vista por pescadores neste trecho do Estuário (Foto: Orion Pires/G1)Baleia foi vista por pescadores neste trecho do
Estuário (Foto: Orion Pires/G1)
Monitoramento
A primeira e também tímida aparição registrada ocorreu na quinta-feira (9) e foi feita por uma equipe do Instituto Gremar, na região conhecida como Santa Cruz dos Navegantes, na margem esquerda do Porto de Santos, em Guarujá. Um monitor notou a presença do animal com a ajuda de um binóculo.
Em 1997 um filhote macho de baleia da espécie minke ficou preso em uma rede de pesca também no Canal do Estuário de Santos. Naquela ocasião, o mamífero foi encontrado por alguns pescadores também nas proximidades de Santa Cruz dos Navegantes.
Biólogos percorreram Canal do Estuário em busca da baleia (Foto: Orion Pires/G1)Biólogos percorreram Canal do Estuário em busca da baleia (Foto: Orion Pires/G1)
# Compartilhar : Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Autor Unknown

Cristiane blogger desde 2016 coofundadora do site www.zigue.com.br.

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário