Marketing e Sua Importância

Definitivamente, Marketing é a palavra da moda. Entre estudiosos e leigos, o termo é utilizado para definir uma série de alternativas e situações. Mas, você realmente sabe o que significa Marketing?A palavra Marketing Deriva do latim "mercare", expressão usada para definir o comércio de produtos na Roma Antiga. Nessa época, praticamente todos os itens produzidos ou fabricados eram inteiramente consumidos. Ou seja, não havia grande necessidade de esforço para a realização das vendas. Com o advento do capitalismo, esse cenário mudou completamente. O mundo ganhou milhares de empresas, trazendo um número interminável de ofertas aos consumidores. Desta forma, com a extensa variedade de opções existentes, a disputa por clientes virou uma guerra. Aí é que entra o Marketing. Que é, na minha opinião,  a área mais importante que uma empresa possui, tendo em vista que o Marketing é quem cuida do bem mais precioso de uma organização: os seus clientes. Sem desmerecer as áreas de Operações, Finanças, Recursos Humanos e Pesquisa e Desenvolvimento, é no Marketing que se ganha a guerra. Afinal, sem clientes, uma empresa não tem motivo para existir. É através das ferramentas de MKT que serão avaliados quem são os clientes, seus perfis, necessidades de consumo... para que se possa desenvolver produtos ou serviços que satisfaçam os consumidores da empresa.

É também dentro do Marketing que se encontra o Planejamento Estratégico da empresa. Por sua vez, esse contém as diretrizes que guiarão todo o esforço da Organização. Entre outras palavras: se o panorama tá feio para quem se utiliza das ferramentas de Marketing, aqueles que não as conhecem estão fadados ao fracasso.Produto, preço, ponto de venda, pesquisa, criação de valor, posicionamento... são alguns assuntos que uma empresa precisa dominar.

Como a expressão "Marketing" é ainda relativamente nova, muitos a conhecem de forma pejorativa. É comum ouvir "Isso é uma jogada de Marketing" ou "Esse cara é um marketeiro", para definir produtos de baixa qualidade ou pessoas de índole duvidosa. Pois, se você também tem esses preconceitos, trate de eliminá-los. Aliás, com revolução da tecnologia, internet, redes sociais... essa necessidade se acentuou ainda mais. Dentre os diversos conceitos que você pode encontrar sobre Marketing, escolhi o do americano Jerome McCarthy, um dos pioneiros no assunto. Veja a definição na íntegra: "Marketing é a execução das atividades que buscam realizar os objetivos de uma organização, prevendo as necessidades do freguês ou cliente e dirigindo um fluxo de bens e serviços para a satisfação dessas necessidades, a partir do produtor para o freguês ou cliente”. Perceba que a definição é de 1986. Portanto, muitos proprietários, gerentes, supervisores... que ainda não possuem um Planejamento de MKT estão um tanto atrasados.

Se formos definir, bemobjetivamente, o que significa Marketing teríamos algo parecido com isso: Marketing é o conjunto de ações realizadas a fim desuprir as necessidades dos clientes de uma empresa, gerandosatisfação ao público-alvo e lucropara a organização. Desta forma, pratica melhor Marketing aquela empresa que conseguir gerar maior valor para os seus produtos e serviços, suprindo os anseios dos consumidores de forma mais eficiente que seus concorrentes. Diante dessas definições, torna-se fundamental que toda empresa, antes de tudo, se pergunte: o meu produto/serviço satisfaz as necessidades dos meus clientes? O meu preço está compatível com o valor que meus clientes estão dispostos a pagar? Os consumidores conhecem o meu produto? De que forma os clientes terão acesso aos meus produtos? Sempre se colando na posição do comprador. Só assim será possível obter êxito nas tarefas de Marketing.

O grande erro que se comete ao falar de Marketing é associá-lobasicamente às ações de comunicação. Trabalhar o Marketing não é necessariamente investir na divulgação do seu produto. Lembre-se que a propaganda é apenas um dos aspectos que compõem o negocio. Gastar um caminhão de dinheiro em publicidade não é a solução para desencalhar produtos de baixa qualidade ou que pouco interessem os consumidores. Se você não satisfizer os desejos/necessidades dos seus clientes, certamente outra empresa o fará. Não subestime a inteligência dos consumidores!

Marketing não é uma ciência exata e não resolverá todos os problemas da sua empresa como em um passe de mágica. Isso exige tempo, muita leitura, esforço, e, na maioria dos casos, obter informações junto a profissionais da área. Entretanto, o primeiro passo é conscientizar-se que o Marketing é um caminho sem volta. Agarra-se a ele ou prepare-se para a falência. Dentre muitas fontes de consulta, você pode acompanhar diversos artigos sobre o tema aqui no SOS Marketing. Lembre-se: Só o Marketing salva! Mãos à obra!

fonte SOS Marketing
# Compartilhar : Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Autor Unknown

Cristiane blogger desde 2016 coofundadora do site www.zigue.com.br.

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário